terça-feira, 24 de novembro de 2015

7 RAZÕES PORQUE ESTÃO ABANDONANDO O CANTO CONGREGACIONAL



Permita-me ser direto ao ponto: 

1. Começo dizendo que as nossas igrejas locais tem péssima referência na música cristã. Ao contrário do que disse o saudoso cantor cristão e evangelista Luis de Carvalho; o mercado não está vazio. Está repleto de muita porcaria e músicas no mínimo de mal gosto. Músicas que são feitas não para se cantar no culto, mas, para se apresentar em um show. Aliás, muitas delas não são dignas nem mesmo para o entretenimento porque poluem a mente teológica de seus ouvintes. 

2. Por sua vez, delírio emocional tomou conta da maioria das nossas igrejas locais. Isto é o que se chama pragmatismo religioso. Mesmo que na sua igreja local não aconteça as aberrações dos neopentecostais (que tem se tornado mais frequentes), ainda assim, provavelmente sua motivação por ir aos cultos de sua igreja não tem sido ouvir, mas sentir. Já percebeu o tipo de música comumente cantado nos cultos de nossas igrejas? Geralmente usam estilos mais envolventes e psicologizados como a música pop, um andamento do compasso mais lento, mais efeito de strings, chorus e pianos sintetizados no teclado, isso sem mencionar os efeitos que a guitarra faz o tempo todo. Já reparou as letras dos cânticos? “Me abrace, Senhor! Quero sentir o teu toque!” ou então; “Restitui, eu quero de volta o que é meu!” Cuidado com o que você pede na hora de cantar porque você pode ser atendido! O grande problema é que músicos e cantores, quando tentam imitar as falas,  os trejeitos e caqüetes de artistas "evangélicos" no mínimo, passa o ridículo de serem "contemplados" como péssimos covers de seus ídolos espiritualizados.   

3. Outro probleminha do tamanho de um elefante é o desinteresse de nossos músicos e cantores por uma teologia sadia e bíblica. Em geral são tão descompromissados com a necessidade de estudarem sistematicamente a Bíblia que não gostam dos cultos de doutrina e muito menos da Escola Bíblica Dominical. Já reparou o horário que as equipes de louvor de nossas igrejas geralmente ensaiam? Pois é, logo depois da Escola Bíblica Dominical. As belezinhas da mamãe chegam com seus rostinhos inchados de tanto que dormiram. Já reparou também por que, em geral eles são os que mais sofrem em relação a pureza e santidade? Sem falar nas estrelinhas que se tornaram fregueses do conselho da igreja por rebeldia.

4. Bom, um abismo puxa o outro. Se não são assíduos conhecedores das Escrituras, com certeza irão conduzir a igreja a cantar de forma errada com motivação errada no culto. Em outras palavras, O culto deixa de ser uma adoração solene e se torna um show. As estrelinhas gospel não irão acompanhar a igreja no canto congregacional, na verdade teremos uma apresentação musical. Já reparou como o líder da banda, em vez de cantar, ou pelo menos, apenas convidar a igreja a cantar, e, de fato cantar, ele gasta uma tonelada e meia de “ministração” na cabeça de seus espectadores. Sem contar as intromissões no meio da música do tipo: “tira o pé do chão! ”, ou então: “abre a sua boca e declara! ”  

5. Desse jeito, realmente no tempo da liturgia (que na verdade, não é uma liturgia), não sobra tempo suficiente para a pregação da Palavra. Já reparou quanto tempo dura o momento do “louvor” nos cultos dominicais? Seria um recorde não passarem de 30 minutos. Todos passam! Em geral duram bem mais do que isso. Com todo esse tempo perdido, os “espectadores” não conseguem mais ouvir nem mesmo 15 minutos de uma breve meditação de um texto bíblico. Fora o fato do cansaço mental produzido pelos barulhos da péssima musicalidade presente em nossas igrejas. Turminha de mal gosto! Bom, a pergunta que faço é: Cadê a pregação da Palavra? Sinto dizer, mas, queridos colegas e irmãos de ministério pastoral, vocês simplesmente estão abandonando o púlpito e o entregando aos seus músicos e cantores. E o pior de tudo, estão roubando o tempo e enganado as pessoas.

6. Isso nos leva a um outro probleminha em relação ao culto. A liderança de nossas igrejas está passando a responsabilidade de conduzir e supervisionar a liturgia a pessoas que não estão autorizadas e nem teológica e emocionalmente preparadas para isto. Em geral, são adolescentes e jovens que mal sabem ler e orar publicamente. Presumo que, quem se preparou durante quatro ou cinco anos no seminário teológico foi você caro nobre pastor e não eles. A responsabilidade de supervisionar e conduzir todo o culto é sua e não deles. É você que faz a convocação para invocar o nome do Senhor, confessar pecados, adorar e agir com ações de graças, é você quem deve dedicar com mais tempo a exposição das Escrituras. Quem deve selecionar os cânticos e os hinos é você, caro ministro de Cristo.


  7. Isso nos leva a um outro gravíssimo problema. Se a igreja não é orientada e conduzida de forma correta no culto a Deus, eles nunca irão entender qual é o lugar e o propósito da música no culto solene. E, isto só se faz quando há o ensino bíblico sobre este assunto. Uma igreja desinteressada a ouvir a exposição fiel da Palavra e estudar mais a boa teologia bíblica e genuinamente cristã, com certeza não tem interesse em cantar hinos e cânticos que são biblicamente saudáveis. O que é cantado no culto reflete o que é ensinado no púlpito. Quanto mais distante das Escrituras, menos cantamos.