quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O CONCEITO DE CULTO REVELA O MEU CARÁTER

Tempos atrás, algumas moças de nossa igreja local nos procuraram (os pastores) para conversar sobre o uso de determinadas roupas. Creio que a iniciativa delas tenha sido motivado quando um de nós (os pastores) havia em um sermão dominical tratado deste assunto.

Elas questionaram a seguinte afirmação: 'o tipo de roupa que você veste define o seu caráter'. Obviamente, elas não gostaram do que ouviram. Algumas estavam enfurecidas. "Pastor, a minha roupa não tem nada a ver com o meu caráter." Argumentou uma delas.

Bom, caráter não está relacionado apenas com o fato de ser uma pessoa honesta, trabalhadora, que ajuda os outros, que não dá trabalho a sociedade e aos seus pais. Esta é uma ideia muito limitada no contexto em que vivemos. Caráter envolve características de sua personalidade e estilo de vida em relação ao que é certo e errado e ao que é mentira e verdade. 

Desta forma, o seu modo de vestir, seus gostos, suas preferências, seu circulo de amizades, suas opiniões, os lugares que você frequenta, que tipo de literatura você lê, que tipo de música você ouve, quais seus filmes preferidos e o modo de se relacionar com as pessoas revelam se você tem caráter. 

O que isto tem a ver com o o culto a Deus? Particularmente o culto solene? Tem tudo a ver! Determinadas práticas e ritos litúrgicos definem o que penso e o que personalizo como culto. O modo como cultuamos a Deus solenemente revela o meu caráter. O culto é uma excelente vitrine para nos dar as primeiras impressões e julgamento que se deve fazer Á LUZ DA VERDADE QUE É A PALAVRA DE DEUS para discernir qual é o nosso caráter. Se estamos ou não coerente com as Escrituras sobre o modo e o que devemos fazer no culto solene.    

Assim como havíamos dito aquelas moças: "o tipo de roupa que você veste atrai o tipo de pessoas que irão se aproximar de você", vale também para nós em relação ao culto público a Deus. O modo e o conteúdo aplicado no culto solene atrairá pessoas com o mesmo caráter que o seu. Assim como o tipo de roupa expressa suas convicções, o culto que você presta a Deus revela o tipo de doutrina e de vida cristã que você tem. 

Este é um dos motivos porque não devemos banalizar a necessidade de entender corretamente o que é o culto solene. Aqueles elementos de culto já ordenados por Deus expressam o Seu caráter. Sendo assim, em vez de perguntar: "Mas, qual é o problema de fazer algo a mais do que já é estabelecido na Bíblia se Deus não proíbe explicitamente?" Devolvo a pergunta a você: SE DEUS JÁ ESTABELECEU O MODO COMO DEVEMOS CULTUÁ-LO, QUAL É O PROBLEMA DE FAZER APENAS O QUE ELE ORDENA?

Mas, esta é a questão. O problema é a sua obediência ou não ao que está prescrito nas Escrituras sobre o modo como você deve cultuar solenemente a Deus. Obediência é exatamente o ponto central que estabelece o meu caráter. Este é o ponto que nos leva a compreender a nossa personalidade e estilo de vida confrontada e testada diante da verdade. CUIDADO! Sua sinceridade nem sempre expressa a verdade. Sua intenção de agradar a Deus nem sempre atingirá este propósito se você não for coerente com as Escrituras. 

Está evidente para nós que as igrejas evangélicas em nosso país não tem levado a sério qual a essência do culto a Deus. Culto não é entretenimento como se vê predominantemente até mesmo dentro das nossas igrejas presbiterianas. Enquanto não tivermos consciência de que o culto é uma atividade de risco não haverá temor do Senhor e o Principio Regulador do Culto está sendo adulterado, profanado, manchado com o nosso mal caratismo. 

E de fato, realmente pelo modo como cultuam a Deus é perceptível, é claro e notório que tipo de doutrina ensinam e praticam. O seu culto expressa a teologia que você segue. Por isso, o culto que você presta a Deus revela o seu caráter.