terça-feira, 7 de julho de 2015

MODELO DE IGREJA PARA O SÉCULO XXI

Geralmente, uma igreja local tem departamentos ou ministérios em áreas como música, diaconia, ensino, sociedades internas como de senhoras, homens, adolescentes, jovens e crianças, evangelização e missões, aconselhamento, área social e outras que são possíveis como braço de apoio à vida e crescimento dela mesma. Entretanto, me chamou a atenção a dinâmica e estrutura da mega igreja Saddleback Church, a conhecida igreja do Pr Rick Warren (http://saddleback.com/).

Seus ministérios ou serviços "eclesiásticos" são nas seguintes áreas: Psicológica, Financeira, Espiritual, Relacional, Emocional, Vocacional e Educacional. Seu objetivo nestes segmentos internos de atividades e ministérios desta igreja é conduzir as pessoas a encontrarem solução ou uma vida bem sucedida nestas áreas. Rick Warren defende que a igreja deve ser um ambiente que proporciona as pessoas descobrirem os meios pessoais de ter um encontro com Deus. Isto significa que o ministério desta igreja é o ser humano como seus problemas e necessidades percebidas.

Rick Warren é autor de uma série de livros como "Uma Igreja com Propósitos" "Liderança com Propósitos" e "Uma Vida Com Propósitos". Nestes livros o autor propõe um modelo de implantação e crescimento de igreja tratando aparentemente de assuntos como comunhão, discipulado, adoração, ministério e evangelismo. Apesar dos assuntos serem de cunho bíblico, em seu conteúdo é extremamente pragmatico e omisso em temas essenciais como pecado, inferno, ira de Deus sob o pecador e arrependimento.

Diversas igrejas no Brasil usam este livro como base central de ministério e crescimento. A Primeira Igreja Batisa de São José dos Campos -SP (minha cidade natal e igreja que frequentei por um curto período) é oficialmente garoto propaganda deste modelo. Ela cresceu numericamente de 600 membros para mais de 3000 membros, pelo menos até o ano de 2004. Só um detalhe importante. No mesmo período em que ela cresceu quantitativamente, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Campos estava sofrendo um grande cisma entre os seus mais de 20.000 membros espalhados pelas mais de 700 congregações locais. Muitos destes milhares de assembleianos, assim como eu, migraram para a PIB- SJC.

Quando era estudante de teologia, trabalhei em duas igrejas presbiterianas como seminarista influenciados por este material e filosofia de ministério e crescimento de igreja. Confesso inclusive que fui atraído e até mesmo cheguei usar um destes livros nos estudos bíblicos durante a semana. Quando lembro disso a única coisa que me vem a mente é: "DEUS, O QUE FOI QUE EU FIZ?" Sinto pelo fato de, naquela época não ter sido orientado, repreendido e supervisionado por um presbítero ou pessoa mais experiente e madura no conhecimento teológico reformado. Tanto eu como estas igrejas estávamos correndo sérios riscos em seu progresso espiritual e de fidelidade as Escrituras.

Pragmáticas e relativistas são o que se tornam as igrejas que mergulham fundo neste movimento de crescimento de igrejas pós modernistas. O efeito de tudo isto é uma igreja lotada de pessoas interessadas em resolver seus problemas pessoais e relacionais. Existem pessoas que fazem volume nestas igrejas sem compromisso algum mas apenas curiosas pelas preleções realizadas nestas igrejas (porque pregação da Palavra não é nem aqui e nem na China) ou pelo estilo de celebração que produzem em suas reuniões (porque culto não é nem aqui e nem na China), mas elas não tem em sua consciência do principal motivo que Deus determinou na Escritura: exaltar a pessoa de Cristo ou glorificar a Deus.

O modelo de igreja convencionada em nossos dias no século XXI está condicionada a centralizar o homem em todas as suas atividades e projetos, menos obedecer a Palavra no que diz respeito a centralizar Cristo em suas vidas seja no campo pessoal, profissional, relacional, emocional, financeiro e religioso.

Igrejas e Líderes de suas igrejas... voltem ao ponto central de seu ministério. Preguem e vivam a Palavra. Centralizem a pregação, o ensino e a prática fiel da Escritura!

Este é o verdadeiro proposito da vida cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário