sábado, 9 de fevereiro de 2013

QUAIS SÃO AS MÚSICAS PARA CANTAR NO RETIRO ESPIRITUAL DA SUA IGREJA?

Ou será retiro espiritual?
Geralmente, as equipes de músicas, ou, "os ministérios de louvor" das igrejas em geral, preferem músicas que sejam mais agitadas, alegres, ritmadas, dançantes e com muita animação, afinal de contas, muitos visitantes estarão presentes. Precisamos de um repertório que seja de domínio público, que esteja nas paradas de sucesso da Som Livre, já que ela engoliu a MK publicita e levou alguns dos seus artistas principais. Precisamos de musicas que mexam com o coração das pessoas, que façam elas gritarem, pularem, baterem palmas, assubiar, chorar, dizer bem alto AMÉM todas as vezes que o "ministro" de louvor falar uma frase de efeito.

Diante de tudo isso, tenho tenho tido a impressão que os cânticos para adoração nos cultos de retiros espirituais estão começando a entrar no esquema do carnaval. Aliás, para que retiro, não é mesmo? Vamos para a frente de batalha. Vamos "evangelizar" no carnaval. Vamos organizar blocos evangélicos e desfilar na avenida gritando: ESTA CIDADE É DE JESUS, ou: REI, REI, REI... JESUS É O NOSSO REI.

Veja bem, não sou contra a realização de retiros espirituais. Mas, a começar pelas musicas os nosso retiros espirituais estão se adequando ao ritmo do mundo. Não me surpreenderei se souber que já existem retiros com marchinhas de carnaval ou com samba enredo no período de louvor. Já que a minha área é música, então, segue aqui algumas orientações importantes sobre motivações dos que são músicos e cantores e o que cantar no retiro espiritual de sua igreja.

1. Lembre-se, mesmo que você não esteja no templo, ainda sim, estará solenemente em um culto a Ele. Não é o templo que define a solenidade do culto, mas o ajuntamento do todos os crentes seja qual for o local (em um salão, uma casa, na praça, debaixo de uma árvore, etc.). Deus está em todo lugar, ou você se esqueceu disto?

2. Por que você vai para o retiro de sua igreja? Para azarar as garotas ou os rapazes? Para fazer pose no momento em que estiver tocando, cantando ou "ministrando" o louvor? Ou, você vai ao retiro para realmente prestar um culto conforme ele prescreveu na Sua Palavra?

3. Por que você vai para o retiro de sua igreja? Não tem nada para fazer no feriado, ou, por que realmente você deseja aprender e estudar as Escrituras? Aliás, este é o propósito do retiro e de qualquer culto solene que se realiza. Em geral, as pessoas acham que retiro é para fugir do carnaval, do pecado e das tentações. Mesmo que esteja à kilômetros de distância da bagunça do carnaval, ainda sim, provavelmente você vai pecar contra Deus em pensamentos, atitudes e palavras.

4. Quanto as músicas para o retiro, não cante o que está na moda, mas cante músicas que ensinem as Escrituras. É claro que a equipe precisa ser dinâmica e criativa para envolver as pessoas na participação do canto congregacional. Entretanto, você e seus companheiros de ministério são apenas condutores da congregação. Pare de se comportar com se fosse uma estrela da música pop ou um desses artistas gospel do mercado negro da música evangélica.

5. Pare de usar jargões e comentários prontos nos intervalos de cada música. Não imite os trejeitos e manias de seu artista preferido. Isto é no mínimo ridículo! De preferência, não comente nada e no máximo leia apenas um texto bíblico coerente com o que será cantado. Seus comentários kilométricos podem ruir o objetivo central do culto que é A PREGAÇÃO DA PALAVRA. Se tem alguém que deve comentar, explicar e aplicar alguma coisa da Bíblia é o PREGADOR.

6. Lembre-se também. Você não é ministro. A Bíblia só chama de ministro aqueles que pregam a Palavra: OS PRESBÍTEROS (1Co 4: 1-5).

7. Não tente induzir as pessoas ao emocionalismo. Isto é pecado e perigoso. Mas, ajude-as a entender o que está sendo cantado naquele momento. De forma simples e dinâmica, motive-as a perceberem os princípios da Palavra de Deus aplicada de forma resumida através apenas da música.

8. Não transforme a liturgia em um show. Cuidado com o tempo usado para o momento dos cânticos. Seja didático e como já disse, dinâmico. O momento do louvor por meio da música é um preparo para nos conduzir a atenção quando a Palavra for pregada. Não cante várias músicas no mesmo momento para não cansar as pessoas.

9. Seja discreto no falar e no VESTIR. O culto é para Deus e não para você. Não chame a atenção das pessoas. Elas devem voltar toda atenção a pessoa de Cristo. Como já disse antes, neste aspecto, as vezes trazemos o carnaval para dentro do culto, não é verdade?

10. Cuidado com as letras e os estilos musicais. Quanto a letra, existem músicas que explicitamente são heréticas e absurdas, mas cuidado com aquelas que mesmo que mencionando um texto bíblico ainda sim, a intenção do autor é que define a doutrina ou teologia ensinada naquela música. Quanto aos estilos musicais, você deve perguntar a si mesmo: "Mesmo que certos estilos musicais não sejam pecaminosos em si mesmos, qual deles é apropriado para o culto solene?

Em suma: A música no culto, e até mesmo o retiro espiritual não são para o entretenimento, mas para envolver e ensinar as pessoas a Palavra de Deus. Cante a Palavra!